O "PLANO B"
Enquanto alguns dos principais aeroportos da Europa estavam interditados, a Cisco e outros fornecedores de tecnologias ligadas a vídeo conferência (ou tele presença, como também estão sendo chamadas) mudavam suas projeções de vendas para os próximos anos. Todos os dias diversas reuniões acontecem entre executivos de regiões ou países distintos. Ainda no dia 15 de abril, o dia seguinte ao inicio das atividades do vulcão, mais de 25 Mil pessoas haviam perdido seus vôos.
Imagens reais de uma vídeo conferência, imagens extraídas do site americano da Cisco. |
Alguns CEOs, diretores, executivos de todos os níveis hierárquicos esbarraram com instalações defasadas. Alguns demoraram para conseguir estabilizar a conexão, outros com instalações ou serviços já ultrapassados. Diante as circunstancias, todos os dirigentes tiveram a mesma reação. Requisitaram aos sues respectivos Gerentes de TI novos investimentos em equipamentos e serviços para a realização de encontros importantes via vídeo conferencia.
Vai que o vulcão volta e explodir, certo? Pouco provável, mas... vai saber né!? Pode ser que aconteca algum outro fato inesperado qualquer dia desses, e nesse caso é melhor se prevenir.
Na semana seguinte muitos destes executivos seguiram suas rotinas normais. E mesmo após os investimentos realizados como link dedicado, monitor em LED, câmeras de alta-definição, caixas acústicas, enfim tudo para simular um ambiente perfeito, mesmo assim, as viagens de avião voltaram a acontecer normalmente, como era de se esperar (como se fazia a uns 10 ou 15 anos atrás, óbvio que em volume e freqüência menores), os encontros importantes voltaram ao seu melhor estilo, o estilo presencial.
Realmente, existem coisas que precisam ser resolvidas presencialmente, mas para os 90% restantes, alguns paradigmas ainda precisam ser quebrados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Escreva aqui o seu comentário