É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

Contribuições do ICT (Information and Communication Technologies)

As tecnologias de informação e comunicação estão ligadas a tudo. Atualmente a TI auxilia empresas a aperfeiçoarem seus processos, reduzirem desperdícios e custos. A comunicação tem o seu papel de acelerar a velocidade e a disseminar informações ao redor do planeta, compartilhando feitos e coagindo maus atos.

Algumas contribuições visíveis do ICT:

Melhoria de processos, redução de desperdícios e de custos
Se cada empresa pode se beneficiar dos recursos da TI, isto em âmbito global representa uma progressão na redução dos desperdícios, seja na utilização de água, seja na utilização de materiais extraídos da natureza, seja no transporte de mercadorias. Sistemas de gerenciamento dos processos empresariais viabilizam a economia de recursos e também podem auxiliar na preservação e contenção de desperdícios e emissão de gases. Tomamos um exemplo: imagine todo o processo empresarial moldado sobre as premissas das normas da ISO 14000. Hoje temos um complexo sistema contábil e fiscal que visa atender as exigências dos estados e municipios. É papel das entidades governamentais instituírem a obrigatoriedade no cumprimento da legislação ambiental, bem como o cumprimento da legislação fiscal.

Auditoria de processos, sistemas de qualidade
Por outro lado seria papel do governo investir em sistemas que permitam a captação das informações prestadas pelas empresas, semelhante à atual declaração do imposto de renda; captar, auditar e autuar aqueles que não estiverem seguindo os parâmetros instituídos. Para muitos isto pode parecer uma ameaça na atividade industrial, ou aumento significativo nos custos, mas a preocupação ambiental será um fator de competitividade em pouco tempo e o mais interessante, por mais que exista um investimento inicial na adequação dos processos, seguir as normas da ISO 14000 permitirá as empresas reduzirem custos e melhorar a qualidade na entrega de produtos e serviços. Os principais compradores bem como exigem hoje a ISO 9000 passarão a exigir a ISO 14000 em um futuro próximo. (Para maiores informações da norma ISO 14000 http://pt.wikipedia.org/wiki/ISO_14000)

Impacto no sistema logístico e de distribuição
Hoje definitivamente se transporta mais com menos. Um número maior de mercadorias circula pela cidade em intervalos menores de tempo, por preços menores. Isto foi possível graças à implantação de sistemas de melhoria de transportes, logística e de distribuição. Operadores logísticos com armazéns em locais estratégicos agrupam entregas, estudam melhores rotas, selecionam o meio de transporte mais adequado para cada situação e apuram os custos de cada entrega. Eles são responsáveis pela reposição dos produtos que consumimos todos os dias e são os principais responsáveis pelos poluentes existentes no ar de grande centros urbanos. Empresas de transporte logístico terão um papel fundamental na implementação de políticas responsáveis e no cumprimento das normas ISO 14000. Hoje já observamos algumas ações políticas, como por exemplo na cidade de São Paulo, a medida  prevê a restrição de acesso à determinado tipo e porte de caminhão. A adoção a Legislação ambiental irá permitir secionar meios elétricos de transporte para a circulação em grandes centros urbanos. Trata-se de uma mudança brusca, que deverá acontecer aos poucos, mas que precisa acontecer.

Não importa o setor, cada um tem sua parcela de responsabilidade. A adoção de políticas conscientes e o atendimento a legislação ambiental não se trata de papel apenas dos governos, mas principalmente da iniciativa privada. O governo deve incentivar o desenvolvimento das empresas, produtos e serviços ligados a implementação de sistemas limpos, desde a indústria ligada a geração de energia, a indústria automobilística, a industria de software, prestadores de serviços, etc.

Os lideres das empresas e suas associações têm o papel de se mobilizar para conquistar incentivos fiscais para a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias limpas, e o grande desafio, encontrarem meios para compartilhar as tecnologias desenvolvidas em um formato de concorrência leal. A propriedade intelectual existente em produtos ou sistemas inovadores, necessária a proteção das empresas no mercado, muitas vezes empacam o desenvolvimento de novas tecnologias. Se, por exemplo, um software de normas e procedimentos para o atendimento a ISO 14000 for desenvolvido em plataforma aberta, de forma que qualquer um pudesse contribuir para o seu desenvolvimento e qualquer um pudesse utilizar do sistema, muito mais empresas teriam a sua disposição a ferramenta. Outro exemplo pode ser citado para sistemas ligados ao tratamento de afluentes. Muitas empresas pesquisadoras patenteiam suas invenções para se protegerem da concorrência, e fica difícil visualizar outra forma de competição, mas acredite, algumas empresas já se beneficiam do compartilhamento de trabalhos realizados em pesquisa e desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário