É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

Introdução as contribuições do ICT (Information and Communication Technologies)

INTRODUÇÃO AS
CONTRIBUIÇÕES DO ICT

Information and Communication Technologies

Há algum tempo atrás iniciei minha pesquisa sobre inovação. Na tentativa de melhorar a compreensão dos fatos e transmitir as informações levantadas percebi que a inovação está regida por 4 propriedades principais, as quais chamei de "As 4 Propriedades da Inovação". É difícil mensurar o impacto que as mudanças regidas pelas 4 propriedades farão em nossas vidas, mas hoje a nossa relação de dependência com tecnologia já é grande, daqui a quinze anos será muito maior.

A primeira grande propriedade da inovação é a MOBILIDADE. A internet móvel nos dá a informação precisa a qualquer momento e permite a realização de uma série de atividades de qualquer lugar para o mundo todo. Hoje utilizamos celulares, smartphones, blackberrys, iphones, etc. , não sei qual será o nome no futuro, sei que tratam-se de dispositivos móveis que nos permitem estar cada vez mais conectados com outras regiões do planeta, mesmo a dezenas de milhares de quilômetros de distância. Em pouco tempo assistiremos vídeos do You Tube no celular sem carregar a imagem, ou participaremos de vídeo conferências com transmissão de imagem em tempo real, ou publicaremos noticias, imagens, vídeos do nosso próprio aparelho em sites como o YouTube ou o Facebook, divulgando a publicação do vídeo aos nossos seguidores do Twitter ao mesmo tempo em que publicamos . A boa notícia é que os investimentos em infra-estrutura em redes de comunicação estão promovendo o aumento exponencial da velocidade, escala e abrangência geográfica da transmissão de dados, reduzindo em progressão inversa o custo que aquisição dos serviços de telecomunicação e dando acesso a milhares de novas residências a cada ano.

A INTERATIVIDADE também esta mudando o perfil, ou a maneira a qual nos comunicamos. A interatividade engloba tudo aquilo que interage entre nós e alguma massa de dados, ou a nuvem cibernética. Como equipamentos ou dispositivos móveis captam a informação que estamos armazenando ou transmitindo. O Touch Screen é o atual formato emergente na interação entre pessoas e dispositivos. Sistemas produtivos ou de logística, captam ondas magnéticas, dados transmitidos via satélite, ou informações captadas por sensores dos mais variados tipos, permitindo de análises à tomada de decisão. Novos dispositivos permitem a captação de nossos movimentos. Quem assistiu aquele filme Minority Report e ficou intrigado com as tecnologias ali apresentadas pode acreditar que trata-se de uma projeção, feita há cerca de 8 anos, com um impressionante grau de assertividade. Os métodos de interação apresentados ali já estão em desenvolvimento e não devem demorar a serem popularizados. Estudos para mapeamento de leitura da face permitem a identificação de expressão e estado de humor, de verdades ou de mentiras. Imagine que a captação de uma imagem da face permitirá identificar informações do estado de espirito de uma pessoa. Como, por exemplo, em um processo seletivo a analise da face dos participantes de uma dinâmica de grupo será parte do estudo para a contratação ou não de um profissional.

Chamei de CONVERGENCIA o que pra mim será o alicerce para aceleração na evolução da ICT, de Tecnologias de Informação e Comunicação. Grandes centros de processamento e armazenamento de dados, ligados a aceleração da velocidade de transmissão de dados, darão muito mais dinâmica no acesso a informações. Imagine-se um colaborador de uma empresa média, prestadora de serviço, que possua toda a informação tratada e armazenada disponível para um acesso local dentro do escritório ou acesso externo, em qualquer outro lugar. O desempenho de uma consulta dependerá da infra-estrutura adotada pela empresa. Um email, um arquivo texto, a planilha de dados ou uma planta de um projeto, podem ser transmitidas via internet, o que leva muito tempo dependendo do tamanho do arquivo, além de duplicar ou multiplicar o espaço físico de armazenamento. As informações também podem ser acessadas por um dispositivo em um servidor local dentro da empresa, o que implica em menor segurança e requer capacidade de processamento, armazenamento e velocidade de comunicação elevados. Centros de processamento e armazenamento de dados terão toda esta infra-estrutura de ponta, já que é compartilhada, já que enquanto um não está usando o outro pode usar, já que não existe sobra ou falta de capacidade para cada participante, já que o ganho em escala permitirá uma gradual melhoria na qualidade e segurança, além da redução nos custos de aquisição deste tipo de serviço.

Nada disso funciona sem a INTEGRAÇÃO provida por softwares como aplicativos e banco de dados. Em todos os lugares existem aplicações que permitem o tratamento de toda e qualquer informação captada. Onde existe tecnologia existe uma integração, um aplicativo desenvolvido por décadas, fruto do acumulo inteligência e trabalho de milhares de pessoas. O que é o Google hoje? Um composto entre diversas aplicações integradas, rodando em um grande datacenter com altíssima capacidade de armazenamento e processamento. Você já parou pra calcular o tempo que leva para carregar uma consulta no Google? Muito rápido certo!? Tente imaginar agora o numero de pessoas que estão fazendo isto ao mesmo tempo que você. Tente imaginar a quantidade de informação, imagens, dados contidos em comunidades com o Orkut, o Facebook, ou sites como o YouTube. Se hoje quero publicar um vídeo eu publico no YouTube e disponibilizo no meu site, ou envio pra qualquer um o link de acesso. Não duplico a informação e centralizo o armazenamento deste vídeo, o acesso dele será viável em qualquer canto do mundo.

Estes quatro temas serão aprofundados neste espaço e eu gostaria de contar com novas idéias de quem queira contribuir. Apresentarei empresas e estudos encontrados, tratam-se de quatro temas abrangentes e com potencial quase que ilimitado.

Durante alguns meses de pesquisas e com a crescente preocupação gerada pelo débito da nossa espécie com o planeta, com as sociedades, e com outras espécies, hoje a contenção do aquecimento global, preservação dos meios, substituição de energia de origem fóssil por energia limpa, fome, saúde, etc., são preocupações que nos acompanharão por toda a nossa geração. Somos responsáveis por consertar o que foi e continua sendo destruído. Somos responsáveis por eliminar o comportamento auto-destrutivo do homem.

Enxergar como mobilidade, interatividade, convergência e integração estão profundamente ligadas a melhoria na qualidade de vida e a preservação da nossa espécie foi a principal motivação deste estudo e da criação deste blog. A evolução de tecnologias de comunicação e informação auxiliará a nossa geração a alcançar este propósito, a realizar este legado.

Tornar este assunto público é o nosso papel. Divulgar estudos existentes e incentivar as pessoas a pesquisarem e divulgarem seus próprios estudos. Será através da colaboração que alcançaremos a velocidade que precisamos para acelerar a inovação voltada à sustentabilidade do planeta, para que cada passo que dermos seja compartilhado e consciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário