É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

O SELO VERDE: UM MODELO DE EXCELÊNCIA

O SELO VERDE:
UM MODELO DE EXCELÊNCIA


Você conhece o FSC? Já ouviu falar em certificação florestal? O Selo Verde, como é conhecido o selo de certificação fornecido pelo FSC garante a origem do produto que esta sendo vendido e é sinônimo preservação das florestas. O FSC, Forest Stwardeship Council ou o Conselho de Manejo Florestal, trata-se de uma referencia mundial na preservação do meio ambiente e conservação de florestas em mais de 75 países.
Quem possui o selo de certificação do FSC concilia ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente, regulando a atividade extrativista, mas também preserva o direito da propriedade e o emprego ligado a indústrias que utilizam a madeira como principal insumo na produção. Calcula-se que cerca de U$ 5 BI são comercializados em produtos com o Selo Verde.

Difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência a longo prazo e tomando os devidos cuidados com a biodiversidade que abriga as florestas são alguns dos objetivos do conselho. O papel do FSC é:

  1. Desenvolver os princípios e critérios universais para a certificação
  2. Credenciar organizações certificadoras especializadas
  3. Apoiar o desenvolvimento de padrões para o manejo Florestal

O selo FSC além de já ser requerido por muitas compradores transmite ao mercado que aquela empresa certificada se preocupa com o equilíbrio do meio ambiente. Além disso, devido à busca constante por eficiência as técnicas de manejo florestal instituídas pelo FSC possibilitam o aumento na produtividade e permitem recuperar investimentos realizados no ajuste do processo. Produtos com o selo verde são produtos com maior valor agregado. Hoje o mercado nacional já apresenta uma demanda por produtos com o certificado FSC superior à oferta existente. Para empresas que pretendem explorar mercados como os Estados Unidos ou a Europa a certificação é pré-requisito para ser competitivo.

O FSC institui o conceito do participante “Socialmente Justo” o que significa legalizar a atividade extrativista florestal, declarando e pagando impostos e contribuições sociais e respeitar os direitos trabalhistas. Para mais detalhes sobre o FSC acesse o site da entidade nacional http://www.fsc.org.br//.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva aqui o seu comentário