É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

BIOMIMETISMO by Janine Benyus

BIOMIMETISMO
by Janine Benyus























Para assistir o video com legendas clique no link abaixo:

BIOMIMICRY AND DESIGN IN PLANTS

BIOMIMICRY
AND DESIGN IN PLANTS

Você já ouviu falar em biomimetismo? Trata-se de um incrível conceito de tradução dos processos produtivos observados na natureza, dentro dos processos empresariais. A natureza por si só produz sem causar qualquer impacto no meio ambiente e é simplesmente incrível o resultado de pesquisadores e empresas pioneiras.

Confira este vídeo impressionante postado no You Tube de um exemplo de desenvolvimento biomimético, como os pesquisadores estão encontrando meios de construir prédios auto-limpantes, que poder ser completamente limpos apenas pela água das chuvas, sem necessitar utilizar água ou produtos químicos de limpeza. Foi observando flores e plantas que cientistas, patrocinados pelo setor privado, chegaram a soluções como esta. Vale a pena conferir!

MOVIMENTOS OPEN SOURCE

MOVIMENTOS
OPEN SOURCE


Após o avanço do fenômeno Linux, as pessoas passaram a acreditar mais em software aberto. A verdade é que a inovação de uma maneira geral pode ser otimizada quando compartilhada. Poucos sabem, mas a IBM já aderiu à utilização do Linux como opção para sistema operacional nos servidores vendidos e em troca alocou uma equipe para desenvolvimento do sistema operacional aberto. Estima-se que, a cada U$ 100 Milhões investidos pela empresa no desenvolvimento do Linux, todos os anos, são faturados U$ 500 Milhões. Alguns dados publicados pela IBM apresentam estimativas de economias em aproximadamente U$ 1 Bilhão, e que ajustar o Linux as evoluções dos produtos e softwares da IBM custa 20% do total necessário para se manter um sistema operacional proprietário, como fazem a Microsoft ou a Apple, por exemplo. Dezenas de outras empresas estão dedicando recursos ao Linux, como exemplo as multinacionais Motorola, Nokia, Philips, Sony, entre outras. Você pode encontrar maiores detalhes no livro Wikinomics de Don Tapscott, também disponível para consulta parcial na internet, no Google books. Basta acessar google.com/books, e pesquisar Wikinomics.

A organização de uma plataforma aberta, de livre desenvolvimento, permite que empresas coligadas utilizem, desenvolvam e comercializem serviços agregados ao software. No exemplo da IBM, todas as aplicações “de casa” são constantemente homologadas para “rodarem” em plataforma Linux o que abriu novos mercados para a companhia. Alem disso, com uma equipe treinada, a IBM adicionou em seu portfólio de serviços uma nova linha ligada à plataforma Linux, apoiando empresas como Susy e Red Hat nas vendas e

CONHEÇA AS EMPRESAS CITADAS NESTE BLOG (EM CONSTRUÇÃO)

Neste espaço você encontra a relação de empresas ou instituições que foram estudadas. Sem duvida existem milhões de outras empresas que adotaram políticas a favor do meio ambiente que ainda não foram estudadas. Caso você conheça alguma que gostaria de indicar, poste aqui a sua sugestão:


Introdução as contribuições do ICT (Information and Communication Technologies)

INTRODUÇÃO AS
CONTRIBUIÇÕES DO ICT

Information and Communication Technologies

Há algum tempo atrás iniciei minha pesquisa sobre inovação. Na tentativa de melhorar a compreensão dos fatos e transmitir as informações levantadas percebi que a inovação está regida por 4 propriedades principais, as quais chamei de "As 4 Propriedades da Inovação". É difícil mensurar o impacto que as mudanças regidas pelas 4 propriedades farão em nossas vidas, mas hoje a nossa relação de dependência com tecnologia já é grande, daqui a quinze anos será muito maior.

A primeira grande propriedade da inovação é a MOBILIDADE. A internet móvel nos dá a informação precisa a qualquer momento e permite a realização de uma série de atividades de qualquer lugar para o mundo todo. Hoje utilizamos celulares, smartphones, blackberrys, iphones, etc. , não sei qual será o nome no futuro, sei que tratam-se de dispositivos móveis que nos permitem estar cada vez mais conectados com outras regiões do planeta, mesmo a dezenas de milhares de quilômetros de distância. Em pouco tempo assistiremos vídeos do You Tube no celular sem carregar a imagem, ou participaremos de vídeo conferências com transmissão de imagem em tempo real, ou publicaremos noticias, imagens, vídeos do nosso próprio aparelho em sites como o YouTube ou o Facebook, divulgando a publicação do vídeo aos nossos seguidores do Twitter ao mesmo tempo em que publicamos . A boa notícia é que os investimentos em infra-estrutura em redes de comunicação estão promovendo o aumento exponencial da velocidade, escala e abrangência geográfica da transmissão de dados, reduzindo em progressão inversa o custo que aquisição dos serviços de telecomunicação e dando acesso a milhares de novas residências a cada ano.

Contribuições do ICT (Information and Communication Technologies)

As tecnologias de informação e comunicação estão ligadas a tudo. Atualmente a TI auxilia empresas a aperfeiçoarem seus processos, reduzirem desperdícios e custos. A comunicação tem o seu papel de acelerar a velocidade e a disseminar informações ao redor do planeta, compartilhando feitos e coagindo maus atos.

Algumas contribuições visíveis do ICT:

Melhoria de processos, redução de desperdícios e de custos
Se cada empresa pode se beneficiar dos recursos da TI, isto em âmbito global representa uma progressão na redução dos desperdícios, seja na utilização de água, seja na utilização de materiais extraídos da natureza, seja no transporte de mercadorias. Sistemas de gerenciamento dos processos empresariais viabilizam a economia de recursos e também podem auxiliar na preservação e contenção de desperdícios e emissão de gases. Tomamos um exemplo: imagine todo o processo empresarial moldado sobre as premissas das normas da ISO 14000. Hoje temos um complexo sistema contábil e fiscal que visa atender as exigências dos estados e municipios. É papel das entidades governamentais instituírem a obrigatoriedade no cumprimento da legislação ambiental, bem como o cumprimento da legislação fiscal.