É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

INTRODUÇÃO AO SGA – SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

INTRODUÇÃO AO SGA
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

Na ultima década, milhares de empresas incluíram a responsabilidade sócio-ambiental na lista de critérios para a tomada de decisão. A Gestão Ambiental enriquece alguns tópicos existentes na Gestão da Qualidade e Gestão da Saúde e Segurança no trabalho, englobando também assuntos políticos, sociais e econômicos.  Cuidar do ambiente significa olhar para dentro da empresa, se preocupar com a segurança dos funcionários, gerenciar riscos na fábrica, melhorar processos e eliminar os desperdícios. Cuidar do ambiente também significa olhar para fora da empresa, para as comunidades locais e vizinhas, se preocupar com o ar, com a água e com o solo nos arredores das instalações - ou em qualquer outro local que possa ser indiretamente afetado. A Qualidade Ambiental propicia ganhos em eficiência, elimina despejos, estuda o tratamento dos rejeitos, permite a redução gradual de riscos e dos impactos na natureza. Quem adota as boas práticas da Gestão Ambiental como modelo para a condução de seu negócio, não apenas investe em tecnologia e redução de custos, como  patrocina o bem social e ambiental.


Ciclo do PDCA: guia para o modelo de gestão por metas e resultados da ISO 14001
    O primeiro sinal de uma empresa responsável começa na atitude de seus colaboradores. Trata-se muito mais de uma cultura que se instala dentro da empresa, do que uma decisão estratégica. Por mais que um líder determine a produção de um item ecológico, dificilmente este produto sofrerá as melhorias que precisa para se consolidar como ecológico, caso os profissionais envolvidos em sua concepção não estejam engajados com o tema. Mudar a atitude de um profissional, fazê-lo entender os riscos e impactos existentes em toda a atividade da empresa, requer mais do que uma simples decisão estratégica.
    A ISO 14001 foi desenvolvida como guia para empresas de diversos setores e dispõe de ferramentas para a estruturação do pensamento e disseminação da cultura ambiental dentro das empresas. Não é difícil obter uma certificação ISO 14001, a norma não exige ou impõe limites de melhoria. É premissa da norma que as empresas entendam suas limitações, proponham e cumpram suas próprias metas de melhoria. A legislação sim pode exigir mudanças mais severas,  sempre relacionadas a um aspecto gerador de impacto, também gerenciado no SGA.
    A Gestão Ambiental entra como uma nova função que envolve mudanças em todos os níveis de uma organização. Na construção civil é comum a existência de grandes equipes na área ambiental, isto devido à complexidade dos projetos e ao alto risco característico das atividades do setor. Já na indústria, muitas vezes esta função se divide entre profissionais da qualidade, ou cria-se um departamento gerenciador de mudanças, responsável pelo cuidado ambiental. Criar produtos menos agressivos, consumir menos recursos, usar energia renovável, cuidar adequadamente do descarte de materiais, buscar novos meios a fim de reduzir os danos ao meio-ambiente, são algumas das premissas da gestão ambiental. Repare o leitor que tais funções também podem ser atribuídas para engenheiros, quando ligadas ao desenvolvimento de produtos. Ou ao departamento de pessoal, quando ligadas aos riscos nas instalações. Também ao departamento de compras, quando ligadas à seleção do fornecedor mais responsável, e assim por diante, passando pelos demais departamentos da empresa. Inicie por disseminar a cultura de boa cidadania dentro da empresa, colha os frutos positivos da estratégia até na motivação dos funcionários e, naturalmente, conquiste o selo de Qualidade Ambiental.

Um comentário:

  1. Nós estamos vivendo a triste realidade de crescimento demográfico. Conseqüentemente uma demanda maior de produtos e serviços. A industria por sua vez percebe a chance de multiplicar e desenvolver ainda mais produtos cada vez menos qualidade ambiental, cada vez menos controle. Isso é uma realidade, são cada vez mais perguntas sem respostas.

    ResponderExcluir

Escreva aqui o seu comentário