É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

DESPEJO ZERO NOS SISTEMAS DA NATUREZA

DESPEJO  ZERO 
NOS SISTEMAS DA NATUREZA

 Quem nunca se colocou na função de um biólogo? Estudar o comportamento das espécies, levantar informações em campo, realizar análises laboratoriais, etc. Há alguns anos, a profissão de biólogo era sinônimo de carreira difícil, mal remunerada e pobre em oportunidades. “Ah, você cursa biologia? É professor?” Ou um profissional de campo, que passa temporadas no meio da floresta, analisando o meio ambiente. A verdade é que alguns segmentos da indústria intensificaram suas pesquisas em sistemas naturais na a concepção de seus produtos, abrindo novos postos estratégicos para biólogos, em equipes de desenvolvimento de produtos.  
   O ato de copiar os modelos da natureza, ou se inspirar nestes modelos, foi o que deu origem ao termo biomimética, tradução de biomimicry, consagrado com o lançamento do livro de Janine Benius, em 1997, que traz uma série de exemplos e tecnologias inspirados pela natureza. Janine faz uma abordagem aos sistemas de cultivos baseados em diversidade. A autora também contextualiza os meios de caaptação e de transferência de energia utilizado na natureza, fazendo uma relação com a eficiência produtiva de baixo consumo de energia e despejo zero. A obra também aborda o poder de cura das plantas e também associa a dinâmica dos mercados com o funcionamento das florestas. Em resumo, o livro resgata a conexão que o ser humano perdeu com a natureza e com a sua própria origem.
   A natureza é sábia na criação de “mecanismos de alta-tecnologia”. Considerando que o desperdício é uma ineficiência do processo produtivo, a natureza detém os métodos mais eficazes de produção, sem emitir resíduos que não possam rapidamente ser re-absorvidos. Toda a energia utilizada na natureza é gerada pela luz solar. As plantas são responsáveis pela captação e distribuição da energia ao longo da cadeia alimentar. Isto não é novidade para ninguém. Seria possível o homem viver apenas com a energia solar? Parece pouco provável, porém não impossível.