É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

SISTEMAS DE ENERGIA AUTO-SUFICIENTES

SISTEMAS DE ENERGIA
AUTO-SUFICIENTES


Imagine que o potencial para geração de energia está em qualquer lugar. Seja através do impacto, do atrito ou da rotação, existe energia mecânica que pode ser transformada em energia elétrica. Consumimos, manipulamos e transformamos energia o tempo todo. Pense no movimento do corpo humano: um sistema perfeito que transforma alimento em energia, sendo capaz de armazená-la em grande quantidade, com eficácia. Pense nos ecossistemas, na natureza como um todo, um complexo composto por uma série de sistemas perfeitos, alimentado pela luz do sol, que não gera desperdícios ou despejos, e que emite de forma equilibrada os gases para a continuidade da vida na terra.
A energia elétrica pode ser gerada por métodos diferentes. Em sua maioria a energia é formada pelo aproveitamento de movimentos rotatórios para gerar corrente alternada em um formato qualquer de bobinas (o alternador), o que possibilita o acúmulo de corrente elétrica e conseqüentemente possibilita o seu armazenamento. Qualquer movimento rotatório proveniente de uma fonte de energia mecânica direta, como a corrente de uma queda d'água ou o vento, ou de um ciclo termodinâmico é capaz de gerar energia em sua forma elétrica.


Fonte: The dance floor modules, Madrid 2010, Photo: Eric van Duin, disponivel em 8 de novembro, 2010 em http://www.sustainabledanceclub.com/