É possível produzir sem agredir e alimentar sem devastar. A natureza tem as respostas que procuramos, o nosso papel é encontrá-las.

SERVIÇOS EM PROL DO PLANETA

SERVIÇOS EM PROL DO
PLANETA

No artigo anterior apresentamos o FSC como um modelo de excelência. Por trás do Conselho existe uma entidade reguladora e certificadora que não só institui as técnicas de manejo de florestas, mas principalmente a sua preservação. As florestas são responsáveis pela purificação do ar na Atmosfera e civilizações passadas destruíram grande parte das florestas ao redor no planeta. No Brasil, por exemplo, o que sobrou de toda a extensão da Mata Atlântica é próximo dos 7%. A Mata Atlântica originalmente ocupava toda a faixa litorânea, espaço hoje ocupado pela maior parte das regiões metropolitanas do país, locais estes que atingiram alta densidade populacional, o que pouco a pouco resultou na devastação quase que total da mata.
      O FSC disponibiliza um método regulador que atinge toda a indústria extrativista. Por mais que eu, particularmente, julgue as premissas do FSC flexíveis em excesso, trata-se de um bom começo e uma ótima referência, e o mais importante, já esta bem evoluído em nosso país. A principal idéia é ilustrar que qualquer setor da economia possui sua parcela de responsabilidade com o meio ambiente desde a compra de insumos, momento em que se avalia a procedência, seguindo por todo o processo operacional de entrega de serviço ou transformação de insumos em produtos, envolvendo a destinação de sobras ou resíduos. E por ultimo responsabilidades com o “output”, no serviço ou produto final. Toda empresa deve se perguntar: o que acontecerá quando este produto ficar obsoleto? Será descartado? Poderá ser reciclado ou reutilizado? O quanto isso agride o meio ambiente?

O SELO VERDE: UM MODELO DE EXCELÊNCIA

O SELO VERDE:
UM MODELO DE EXCELÊNCIA


Você conhece o FSC? Já ouviu falar em certificação florestal? O Selo Verde, como é conhecido o selo de certificação fornecido pelo FSC garante a origem do produto que esta sendo vendido e é sinônimo preservação das florestas. O FSC, Forest Stwardeship Council ou o Conselho de Manejo Florestal, trata-se de uma referencia mundial na preservação do meio ambiente e conservação de florestas em mais de 75 países.
Quem possui o selo de certificação do FSC concilia ao mesmo tempo a preservação do meio ambiente, regulando a atividade extrativista, mas também preserva o direito da propriedade e o emprego ligado a indústrias que utilizam a madeira como principal insumo na produção. Calcula-se que cerca de U$ 5 BI são comercializados em produtos com o Selo Verde.

Difundir o uso racional da floresta, garantindo sua existência a longo prazo e tomando os devidos cuidados com a biodiversidade que abriga as florestas são alguns dos objetivos do conselho. O papel do FSC é:

  1. Desenvolver os princípios e critérios universais para a certificação
  2. Credenciar organizações certificadoras especializadas
  3. Apoiar o desenvolvimento de padrões para o manejo Florestal

INTRODUÇÃO AS SMARTS GRIDS

INTRODUÇÃO AS SMARTS GRIDS

Você já ouviu falar sobre “Smart Grid”? Alguns movimentos ao redor do planeta já começam a viabilizar uma nova forma de se distribuir energia elétrica. A diferença agora é que a transmissão de energia vai junto com informação, isso ainda permite que o fluxo de dados ou energia tenha duplo sentido.

A DUKE ENERGY junto a CISCO parecem estar liderando as pesquisas e o fornecimento de tecnologia Smart Grid.

Integração com a Internet, Sistemas de Gerenciamento pessoal de consumo de energia, Gerenciamento da fonte de energia requerida, sistemas inteligentes de auto-manutenção e reparos. É ao que parece dificilmente faltará luz! Ah, eu já ia quase esquecendo de um detalhe. Se você quiser vender energia elétrica, poderá, sem nenhuma restrição técnica. Incrível não é!? Tudo isso só acelera o processo de substituição de fontes sujas por fontes limpas de energia. Desta vez eles não terão escolha, a Indústria do Petróleo está com data marcada!